sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Psiquê e Eros
Dentre tantas histórias que eu amo e fazem parte da mitologia grega, a de Eros e Psiquê é de longe a minha preferida.
E Psiquê, pode até fazer um monte de bobagens no seu caminho para conquistar Eros , mas acho que ela representa muito o que o ser humano é. Pois ela erra, sofre, tenta se corrigir, ouve até mesmo os conselhos de outros para tentar alcançar sua tão sonhada felicidade ao lado de seu amado. E por mais que esteja sempre caindo e até mesmo pensando em desistir da vida, toma seu sofrimento como impulso para prosseguir.
Acredito que um personagem assim não tenha saído na imaginação de um povo, mas seja uma representação do que somos e do que tentamos fazer para dar sentido a nossas vidas. E por mais rica em personagens que a mitologia grega seja, Psiquê sempre será a minha preferida.
Aqui vai um trecho que eu acho muito interessante sobre o significado do nome "psiquê":
"Em grego 'psiquê' significa tanto 'borboleta' como 'alma'. Uma alegoria a imortalidade da alma, como a borboleta que depois de uma vida rastejante como lagarta, flutua na brisa do dia e torna-se um belo aspecto da primavera. É considerada a alma humana purificada pelos sofrimentos e preparada para gozar a pura e verdadeira felicidade."
A história para aqueles que não a conhecem: http://www.angelfire.com/la/psique/mito.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário